quinta-feira, julho 05, 2012

Dicas de alimentação saudável no inverno

No inverno abusamos dos alimentos com alto teor de gorduras e consequentemente bastante calóricos como fondues, chocolates, feijoada, risotos, massas, preparações com creme de leite, queijos gordurosas, bebidas alcoólicas, entre outros. E para agravar ainda há a tendência de ficar mais preguiçoso no inverno o que implica na redução da prática de atividade física. Conclusão: aumentamos o consumo e reduzimos o gasto! A consequência é de se imaginar... Acumulo de gordura corporal e prejuízo a saúde!

Para sairmos ilesos do inverno sem prejudicar a saúde siga as recomendações a seguir:

1) Use e abuse das sopas, cremes e caldos! Elas são opções inteligentes para espantar o frio e saciar a fome! No entanto, muitas vezes apresentam alto teor de gorduras que pode ser facilmente reduzido. Basta prestarmos atenção nos ingredientes que as compõe! Evite utilizar alimentos gordurosos como: creme de leite (mesmo a verão light possui alto teor de gorduras e calorias e, por tanto, não deve ser consumido com frequência), o leite integral, a manteiga e as carnes gordurosas. Para dar cremosidade a preparação ao invés do creme de leite utilize os legumes cozidos e batidos, ou creme de ricota ou requeijão 0% de gordura, o cottage, entre ouros. Como fonte de proteína desta dê preferência para carnes magras ou frango sem pele. Para aumentar o teor de fibras inclua vegetais variados e/ou adicione farelo de trigo ou de aveia. Como acompanhamento dê preferência aos integrais com: pães integrais, pão sueco integral e torradas integrais.

2) Abuse dos alimentos ricos em fibras, pois estes proporcionam maior sensação de saciedade, diminuindo a percepção de fome que parece maior no inverno! Além disso, as fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal. Bons exemplos de alimentos ricos em fibras são: pães, torradas, massas e arroz integrais, aveia, granola, farelo de trigo, entre outros. E claro! As frutas, verduras e legumes que além de apresentarem alto teor de fibras, são ricos em vitaminas e minerais e possuem baixo valor calórico.

3) Para risotos mais saudáveis substitua a manteiga por azeite. Entretanto utilize-o com moderação, pois mesmo apresentando em sua composição gorduras saudáveis o excesso será armazenado em nosso organismo. Substitua os queijos gordurosos por opções mais magras como ricota, creme de ricota, requeijão 0% de gordura, cottage light e outros. O grande segredo para um bom risoto está em um arroz arbóreo de boa qualidade e na agitação constante dos grãos quando em temperaturas elevadas. Está combinação garante a liberação da amilopectina que proporciona sua textura inconfundível.

4) Para os Fondues utilize o leite desnatado e substitua parte dos queijos por opções menos gordurosas e calóricas como as citadas anteriormente. Deixe os queijos mais gordurosos e calóricos apenas para dar um leve sabor! Para o de carne utilize cortes menos gordurosos e evite fritar! Cozinhe no vinho ou grelhe! Como acompanhamento utilize molhos à base de iogurte, mostarda, limão, gengibre, ervas, laranja, manga e rose ou branco feitos com leite ou iogurte desnatado.

5) Para a feijoada utilize carne seca em pequena quantidade, o peito de peru defumado (em cubos grandes) e a ricota defuma (amassada). Está ultima dará um sabor todo especial a preparação! Caso queira utilizar o paio ou outro embutido utilize em pequena quantidade e afervente-os para tirara grosseiramente o excesso de gordura.

6) O chocolate quente pode ser preparado com leite em pó desnatado e menos água (para uma textura mais cremosa) e com uma mistura de achocolatado diet com cacau em pó. O cacau em pó aumenta o teor de antioxidantes desta preparação.
7) Os chás são ótimas opções! Além de saudáveis auxiliam a aumentar a temperatura corporal e não apresentam calorias.

8) De preferência para sobremesas a base de frutas asadas ou cozidas que podem ser preparadas com adoçante culinário, ou suco natural de fruta (como maçã), ou mesmo que uma pequena quantidade de açúcar mascavo.

9) Pratique atividade física regularmente! Inclusive no inverno! A atividade física, dentre os inúmeros benefícios à saúde, aumenta o gasto calórico permitindo que degustemos as delícias do inverno sem promover alteração na composição corporal.

ESCRITO ANA CAROLINA GARCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário