quinta-feira, julho 19, 2012

Gene determina quantas horas de sono cada pessoa precisa

Os participantes que apresentaram variação no gene dormiam pelo menos 30 minutos a mais

  • Os participantes que apresentaram variação no gene dormiam pelo menos 30 minutos a mais
 
Muitas pessoas conseguem passar bem o dia com poucas horas de sono, enquanto outras se sentem imprestáveis. De acordo com novo estudo publicado no Molecular Psychiatry, o motivo desse mal-estar é a variação em um gene chamado ABCC9.

Segundo os pesquisadores envolvidos, as pessoas que apresentam essa variação precisam de, pelo menos, 30 minutos a mais de descanso do que os que não têm.

Cientistas da Universidade de Edinburgh trabalharam junto com os da Ludwig Maximilians University Munich e analisaram os genes de moscas drosófilas e de 10 mil pessoas que participaram do estudo e responderam a questionários relacionados ao sono.

As moscas que não tinham a variação do gene "dormiam" três horas menos do que o normal, enquanto os humanos dormiam mais do que a média comum e indicada pelos médicos, que é de oito horas de sono por noite.

O sono foi medido em “dias livres”, isto é: nenhuma das pessoas precisava trabalhar no dia seguinte ou estava tomando qualquer tipo de medicação para o sono.

De acordo com Jim Wilson, autor do estudo, como o sono tem papel fundamental para a saúde, e a descoberta de genes envolvidos é importante para a cura de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário