terça-feira, agosto 21, 2012

Conter fibras nem sempre torna um alimento saudável



Usando o seu conceito de saudável, muitos alimentos vêm sendo produzidos suplementados com quantidades variáveis de fibras. Muitos deles, além de conterem quantidades irrisórias desse componente são, por si só, tão prejudiciais à saúde que nem o conteúdo em fibras pode salvar-lhes a reputação. 

Assim, encontramos desde águas até refrigerantes suplementados em fibras, passando por massas de pizza, macarrão, sopas instantâneas, queijos e iogurtes, chocolates, capuccino e achocolatados, bolachas e margarina. 

Tomar água com fibras pode até ser muito bom, mas nos refrigerantes, a suplementação com fibras não lhes retira da lista de vilões. As sopas instantâneas continuarão com o mesmo teor de sal que as tornam impróprias para o consumo e os achocolatados com o mesmo teor de açúcar. O apelo de “contém fibras”  não deve camuflar os demais componentes de um alimento, nem poupar-lhes as críticas. 

Em nossa busca por uma alimentação saudável, as fibras devem vir dos alimentos naturais como as frutas, grãos, cereais integrais como arroz, verduras e legumes. Nesse contexto, conter fibras sempre tornará nosso alimento mais saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário