sexta-feira, maio 04, 2012

Bronquite asmática - causa, sintomas, conselhos e dicas

Bronquite Asmática: Doença que afeta os pulmões causando inflamação crônica dos brônquios. Ocorre em grande parte da população brasileira, sendo mais comum nas crianças e em pessoas sensíveis a elementos ambientais (substâncias alérgenas). As crises de asma, caracterizadas pelas dificuldades respiratórias, variam de pessoa para pessoa, podendo até mesmo variar num mesmo indivíduo em diferentes fases da vida.

Sintomas: intensas crises de falta de ar provocado por inflamação dos brônquios, com bloqueio parcial dos condutos aéreos. Ocorrem acessos de tosse, agitação, chiado, formação de secreções mucosas (catarro), etc.



Causas Principais: cerca da metade dos casos de asma provém da sensibiliade da mucosa dos brônquios por alérgenos introduzidos no sistema respiratório. Os demais casos decorrem de infecções específicas dos brônquios. Podemos citar como as causas mais popularmente conhecidas os fungos (mofo), insetos, pêlos, penas, alimentos, poeira, mudança de temperatura, fatores nervosos ou psíquicos, etc.

Conselhos:A pessoa que sofre de asma deve evitar os derivados de cacau (chocolates), os laticinios em geral, os alimentos gordurosos (frituras, laticínios, margarinas e ovos) e bebidas geladas. Nos casos de asma crônica, recomenda-se a prática moderada de exercícios aquáticos, pois servem para fortalecer o sistema respiratório, sendo fundamental que haja método e regularidade na prática de qualquer outro exercício físico. Os banhos de sauna a vapor, nestes casos, são recomendáveis. O paciente deve comer alimentos ricos em fibras, além de procurar acompanhamento médico especializado.



Dicas:  tratamento com hortaliças, frutas

Hortaliças

  • Abóboratomar 1 colher das de sopa 4 vezes ao dia do xarope de sementes de abóbora. Para fazer o xarope, junte 50 gramas de sementes dewcascadas, 40 gramas de mel de abelhas e 1 xícara de água. Bata tudo no liquidificador e depois acrescente 25 gotas de própolis.
  • Alho: tomar 3 colheres das de sopa de alho com limão 4 vezes ao dia. Amasse 4 dentes de alho, acrescente o suco de 2 limões e 15 gotas de própolis.
Frutas

  • Banana maçã: tomar 3 colheres de sopa do xarope de banana maçã 4 vezes ao dia. Para fazer o xarope, faça um corte profundo na bananeira, de modo que a nódoa escorra. Apare com uma vasilha. Ferva a nódoa com mel de abelhas até que engrosse.
  • Maçãs: comermaçãs assadas com mel de abelhas. Cortar 4 maçãs em pedaços pequenos, arrumar numa forma, cobrir com mel de abelhas e assar em forno brando até que se forme uma calda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário