domingo, maio 06, 2012

Enxaqueca

         Tipo de cefaléia (dor de cabeça) crônica, de intensidade variável, que se manifesta de forma constante. As crises de enxaqueca são muito vairáveis quanto à duração e frequência. Podem ocorrer uma vez por semana, ou a cada quinze dias, ou mesmo a cada três meses, com duração máxima de três dias.

Causas: as causas mais frequentes são amigdalite, estresse, erros alimentaqres, má digestão, bebidas alcoólicas e distúrbios menstruais, entre outras.

Sintomas: náuseas, pulsação anormal no pescoço, dores no abdome e no peito, mal-estar, perturbações digestivas e visuais e zumbido nos ouvidos.



Conselhos: evite alimentos cárneos, embutidos e bebidas alcoólicas. Faça exercícios físicos leves, como caminhadas matinais, para com bater o estresse e o sedentarismo. Mantenha a pressão arterial sob controle.

Dicas: tratamento com hortaliças, frutas e plantas


Hortaliças

  • Cebola: tomar 3 xícaras de suco de cebola diluído em água, diariamente. Usar també, em forma de saladas em grande quantidade.
  • Repolho: aplicar cataplasma, na cabeça, com folhas de repolho trituradas.

Frutas

  • Laranja: tomar 250ml de suco natural de laranja morno, diariamente. Para cada copo, acrescentar 10 gotas de própolis.
  • Abacate: aplicar compressa na cabeça com chá de abacateiro. Use 40 gramas de folhas para 1 litro de água.

Plantas

  • Alfazema: tomar 4 xícaras de chá de alfazema diariamente. Use 20 gramas de folhas para 1 litro de água.
  • Erva-cidreira: tomar 4 xícaras de chá de erva cidreira diariamente. Use 20 gramas de folhas e raizes para 1 litro de água. Adoce com mel de abelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário