domingo, maio 06, 2012

Diabetes

      Enfermidade em que há baixa de insulina no organismo, provocada pelo mal funcionamento do pâncreas. O çúcar necessário ao organismo é produzido na digestão intestinal dos hidratos de carbono e enviado ao fígado com o sangue, transformando-se em glicogênio, combustível útil às atividades musculares. Na falta de insulina, o organismo não pode produzir glicogênio e o açúcar é deixado ocioso na corrente sanguínea. A taxa aceitável de açúcar no sangue é de 90 miligramas por centímetro cúbico.

Principais sintomas: sede excessiva, debilidade, dificuldade de cicatrização, necessidade de urinar frequentemente. Algumas enfermidades que podem decorrer do diabetes: distúrbios circulatórios, infecções e redução da imunidade geral, deiciência visual, impotência sexual, infarto do miocárdio e cãibras.

Conselhos: mantenha sob controle as taxas de glicemia do organismo. Evite o uso de massas, carnes, doces, refrigerantes e condimentos. Prefira alimentação natural, rica em frutas, verduras e legumes crus. Beba água abundantemente. O diagnóstico seguro e o controle das taxas de glicemia devem ser realizados por um médico especialista.


Principais cuidados que os diabéticos precisam ter: a doença ataca o sistema sensitivo nas extremidades, principalmente nas plantas dos pés, reduzindo a sensibilidade. Com isto muitos machucados passam despercebidos, ficam sem atendimento e acabam se convertendo em feridas ulcerosas ou até gangrenas. Veja os principais cuidados que os diabéticos precisam ter para com os pés:

  • Revise os pés todas as noites, para assgurar-se de que não os machucou durante o dia. Certifique-se de que não tenham lesões, bolhas, cortes ou arranhões que possam converte-se em problemas graves. Peça ajuda a outra pessoa, se suas vistas estiverem com prometidas.
  • Lave os pés, enxágue-os e seque-os bem. Pés limpos e secos são a melhor prevenção às infecções.
  • Não tente remover calos ou olhos-de-peixe sozinhos. Em condições normais já é arriscado mexer nos calos, calosidades e olho-de-peixe, por causa das complicações que podem surgir. Para os diabéticos, este risco torna-se muito maior. Mexer num calo pode resultar numa irritação, posteiormente numa bolha, depois numa infecção e o resultado final pode er um perigosa úlcera.
  • Não use substâncias extirpadoras de calos. Geralmente empregam-se substâncias cáusticas para extrair calos. Essas substâncias podem causar uma grave queimadura e por isoo jamis devem ser utilizados por diabéticos.
  • Esteja atendo a pequenos sintomas. Dê atenção a qualquer corte, bolha, queimadura ou arranhado que aparecer nos pés. Lave o machucado com água e sabão neutro para eliminar corpos estranhos. Cubra-os com uma gaze limpa. Evite usar fitas adesivas, tipo esparadrapo, para fazer curativos nopés, porque ao desprender-se essas fitas podem causar ferimentos.
  • Use sapatos adequados. O diabético nem sempre percebe a dor causada pelos sapatos apertados, por isso ao comprar sapatos novos observe com cuidado se eles calcam bem.


Dicas: tratamento com hortaliças, frutas e plantas:


Hortaliças

  • Alho: tomar 3 xícaras de água de alho diariamente. Amasse 3 dentes de alho e deixe-os de molho durante 12 horas.
  • Cebola: tomar 3 xícaras de suco de cebola diluído em água, diariamente.

Fruta

  •  Maçã: substituir 3 refeições da semana por maçãs ácidas.

Plantas

  • Carqueja: tomar 4 xícaras de chá de carqueja diariamente. Use 20 gramas de folhas para 1 litro de água.
  • Confrei: tomar 2 xícaras de chá de confrei diariamente. Use 10 gramas de folhas para 1 litro de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário