quinta-feira, maio 31, 2012

Obesidade e Câncer de Tireoide



O câncer de tireoide felizmente é uma patologia relativamente benigna, apesar do paradoxo da frase. Na maioria dos casos, o diagnostico é feito  em estágios iniciais da doença,  principalmente devido aos modernos métodos de imagem e à evolução relativamente lenta da doença. Isso nos permite a indicação cirúrgica precoce e a cura da grande maioria dos casos. 

Os fatores de risco para a ocorrência de cânceres de uma maneira geral são bem estabelecidos e os mais comprovados são o tabaco e o consumo excessivo de carne vermelha. Os dados que comprovam essa associação têm sido demonstrados em vários trabalhos científicos e tem dado munição aos governos para investirem pesado em campanhas de prevenção bem sucedidas, como é o caso do tabaco. 

A obesidade vem sendo relacionada à ocorrência de vários tipos de câncer como de mama e intestino e, recentemente, os dados de uma pesquisa realizada na Califórnia demonstrou que a gravidade dos casos de câncer de tireoide estava diretamente relacionada ao peso corporal dos pacientes. Eles analisaram 430 pacientes e encontraram que as formas mais agressivas dos tumores foram mais prevalentes nos pacientes obesos. Relataram ainda que as taxas de recidiva dos tumores foram maiores indicando que a obesidade estaria influenciando a ocorrência de tumores de tireoide mais agressivos e difíceis de tratar. 

A relação da obesidade com várias outras doenças crônicas deve ainda ser avaliada quanto à possibilidade do ganho de peso causar doenças. Entretanto, o seu papel no agravamento da maioria delas é inquestionável e o câncer de tireoide é a mais nova revelação. Resta esperar e cobrar para que os governos entendam o fato e de maneira inteligente passem a entender que a obesidade não é um problema estético e requer atitudes sérias e comprometidas com o seu controle.

Blog comer sem culpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário