quinta-feira, junho 14, 2012

Dica: Mamografia Digital

Exame de Mamografia Digital


A momografia digital é a técnica mais eficiente para o diagnóstico de câncer de mam em estágio inicial. A maioria dos cânceres de mam tem cura quando detectado precocemente. Para isso, a prevenção geralmente se inicia entre os 35 e 40 anos, sendo que neste período, muitos médicos solicitam uma mamografia de base, a qual servirá para comparações com as futuras mamografias A partir dos 40 anos, o exame deverá ser feito anulamente. Para as pacientes que tem parentes de 1º grau com diagnóstico de câncer de mama (principalmente mãe e irmã), a prevenção deverá ser iniciada mais precocemente e conforme orinetação do médico ginecologista ou mastologista.

É extremamente importante trazer ao laboratório os exames anteriores de mamografia e ultrassom das mamas, afim de que o médico possa comparar a evolução (ou a regressão) das eventuais lesões ou mesmo descobrir se surgiu alteração inicial.

O que é mamografia digital?

É um exame bastante seguro que utiliza raios-X em pequenas doses, formando uma imagem radiografica das mamas. Através deta imagem p médico consegue identificar pequenos nódulos. calcificações e outras lesões.

No sistema digital, a compressão das mamas ´pe feita da mesma forma que no sistema antigo, porém após a aqusição das imagens ocorre a digitalização das mesmas, sendo que o resultado final é um exame com qualidade de filmagem muito superior em comparação com o sistema antigo, permitindo principalmente em pacientes abaixo de 50 anos, uma detecção no número de alterações.


Por que a mamografia ajuda no prognóstico do câncer de mama?

Porque detecta tumores precocemente, antes mesmo da mulher sentir o nódulo na mama por meio da avaliação clínica ou do auto-exame. Somente a mamografia mostra microcalcificações pleomórficas, ou seja, minúsculos pontilhados brancos de formas diferentes que podem representar o câncer em um estágio inicial. A realização de mamografias anuais, a partir dos 40 anos, já demonstrou em vários estudos ser capaza de reduzir a taxa de mortalidade por câncer de mama na população em 25 e 40%.


Por que é feita a compressão da mama durante o exame?

A compressão da mama é indispensável para uma boa visualização das estruturas mamárias e para reduzir a dose de radiação a que a mama será submetida durante o exame. Devemos lembrar que a cpm´ressão não provoca hematomas e não aumenta o risco de câncer.

É um exame dolorido?

Não, mas pacientes em idade fértil, com mamas muito sensíveis ou com cistos podem sentir um desconforoto maior do que o habitual, devendo marcar o exme para primeira semana após o final da menstruação para oseu maior conforto, pois uma boa mamografia exige que as mamas sejam comprimidas adequadamente. A mulher que não menstrua mais pode escolher um dia qualquer para realizar o exame, já que, nesta fase, as mamas contém maior volume de gordura e são naturalmente menos sensíveis.

Quais exames auxiliam na detecção precoce do câncer de mama?

O ultrassom de mama é adequado, mas não aponta, por exemplo, as microcalcificações, sendo mais recomendado para complementar o diagnóstico na paciente que já apesente o nódulo palpável ou à mamografia. Também pode ser usado isoladamente na investigação de nódulo nas mulheres com menos de 35 anos. De qualquer forma, a mamografia ainda é a técnica mais eficiente na detecção precoce do câncer de mama em 95% dos casos.


E quem possui prótese de silicone?

A paciente com prótese de silicone deverá realizar normalmente a mamografia para a detecção do câncer de mama, pois é um exame seguro mesmo nos casos em que há prótese mamária, quando realizado por profissionais habilitados. É importante informar a suspeita de ruptura ou contratura da prótese para que se possa avaliar a copressão adequada. Desta maneira não haverá riscos significativos à integridade da prótese.


Partcipe da luta contra o câncer de mama

Um comentário: