quarta-feira, junho 13, 2012

Dicas: Obesidade

No Brasil, estima-se que a cada dez pessoas, cinco encontram-se acima do peso, sendo duas obesas. A obesidade ocorre mais em homens brasileiros que em mulheres e é definida por uma relação entre o peso e a altura corporal, conhecida como índice de massa corporal ou IMC, maior ou igual a 30.

IMC =           peso
            _______________
             
              Altura  x  altura


O IMC é calculado devidindo seu peso corporal (em quilogramas) pelaq altura ao quadrado (em metros).

A presença de sobrepeso ou, sobretudo, obesidade, favorece a ocorrência de várias complicações de saúde, tais como diabete4s (açúcar elevado no sangue), aumento do colesteraol ou da pressão arterial, doenças cardíacas ou articulares, apnéia do sono (suspensão da respiração durante o sono) e aqté mesmo câncer (mama, fígado, intestino, útero, próstata). 

Todo indivíduo obeso ou com sobrepeso deve ser avaliado por um médico, pois a obesidade é uma doença crônica, que necessita de acompanhamento a longo prazo e avaliações das complicações associadas. O exame clínico, com medidas do peso, cintura, pressão arterial, dentre outros, assim como a avaliação laboratorial, são essenciais para determinar a melhor abordagem terapêutica que possa prevenir e reduzir os riscos associados.

Para a maioria das coplicações, o beneficio pode ser obtido mesmo com reduções modestas do peso corporal (até 10% do peso inicial).

Prevenção

As estratégias terapêuticas iniciais baseiam-se em mudanças no estilo de vida, tais como aumento da atividade física, melhoria na qualidade do plano alimentar e aquisição de hábitos saudáveis de vida.

Exames úteis para a avaliação inicial do paciente obeso

Dosagens sanguíneas: 
  • Glicemia de jejúm
  • Colesterol total, LDL, HDL
  • Triglicérides

Consulte seu médico para avaliação clínica e recomendações de exames laboratoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário