segunda-feira, junho 18, 2012

Pesquisa indica escovação mais eficaz na remoção de placas


Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo indicou que a técnica de escovação anteroposterior, com escova de cerdas multiníveis, é mais eficiente no combate à placa bacteriana nos primeiros molares das crianças, quando comparada à técnica tradicionalmente sugerida pelos dentistas, chamada transversal.

De acordo com a Agência USP, o estudo foi feito pela dentista Alessandra Reyes, que analisou os primeiros molares em erupção - os que ainda estão nascendo, em linguagem popular - de 33 crianças entre 5 e 7 anos.

A técnica anteroposterior tem de ser aplicada com uma escova com cerdas de diferentes níveis, que conseguem chegar ao dente que ainda está crescendo e, portanto, está em um nível mais baixo em relação aos demais.

“A escovação anteroposterior pede movimentos mais instintivos. Já a técnica transversal exige que a escova fique inclinada para o dente que está nascendo. Como esse não é um movimento natural, as crianças podem esquecer de aplicá-lo”, diz Alessandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário