sexta-feira, junho 01, 2012

Estudo mostra que somos capazes de identificar a idade dos outros só pelo cheiro

Os odores corporais têm componentes químicos que se alteram conforme a pessoa envelhece
  • Os odores corporais têm componentes químicos que se alteram conforme a pessoa envelhece
Um estudo publicado na revista científica PLoS One mostra que as pessoas são capazes de identificar a idade das outras com base nos odores exalados pelo corpo. E, embora muita gente ache que idosos cheiram mal, a pesquisa revelou que o odor dos mais velhos é menos intenso e desagradável que o de indivíduos jovens e de meia-idade.

Os odores corporais humanos contêm componentes químicos e essa composição se altera conforme a pessoa envelhece. Os pesquisadores, liderados por Johan Lundstrom, do Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia, decidiram testar se os humanos podem sentir intuitivamente essas mudanças.

Eles captaram o odor de indivíduos jovens, de meia-idade e idosos com ajuda de camisetas com almofadas nas axilas, para absorver melhor o suor. A roupa foi usada pelos participantes durante cinco noites. As almofadas foram, então, cortadas em quadrados e colocadas em frascos de vidro, para que os voluntários pudessem cheirar.

Os odores foram avaliados por 41 jovens na faixa dos 20 a 30 anos. Eles tinham que adivinhar a idade do "dono" de cada cheiro, além de avaliar se o odor era intenso e desagradável. 

Os participantes foram capazes de diferenciar a idade dos doadores e, segundo os pesquisadores, os odores do grupo dos idosos foram os que impulsionaram essa capacidade. 

Os resultados também mostraram que os cheiros dos mais velhos são considerados menos intensos e menos desagradáveis do que os odores dos outros dois grupos etários.

Segundo Lundstrom, os idosos têm um odor nas axilas que os jovens consideram mais neutros. "Isso é surpreendente, dada a concepção popular de que o cheiro dos velhos é desagradável", afirmou o pesquisador.
 
Lundstrom avisa, no entanto, que outras fontes de odores corporais, como a pele ou o hálito, podem ter qualidades diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário