segunda-feira, setembro 17, 2012

Cuide da pele durante a gravidez


Durante a gestação, a cútis indica as profundas modificações que ocorrem no organismo materno. Embora sejam reações fisiológicas normais, causam descontentamento em algumas gestantes.

Segundo a dermatologista e diretora médica da clínica Pantheon Vanessa Penteado, as manchas se apresentam com formas e localizações variáveis devido à elevação dos alguns hormônios. A alteração mais frequente é o escurecimento da linha média abdominal, no centro da barriga.

“Pode aparecer também em outras áreas do corpo, como nariz, axilas e aréola mamária”, explica a dermatologista. Geralmente, as manchas começam a desaparecer cerca de três meses após o parto.

Vale destacar que a exposição ao sol contribui (e muito) para deixar as manchas mais escuras. É fundamental a aplicação do protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, inclusive no inverno. Porém, qualquer produto, em geral de uso tópico só deve ser administrado com a orientação de um dermatologista.

“Isso é importante porque alguns cremes dermatológicos não podem ser usados durante a gravidez, em virtude da absorção ser maior nessa fase. Corre-se o risco do produto atingir a corrente sanguínea e, consequentemente, o feto,” diz Vanessa.

Para o uso de medicamento a regra é a mesma. Certas fórmulas devem ser suspensas quando surgem as alterações pigmentares. Determinados tipos de sabonetes e cosméticos também podem irritar a pele. Se as manchas persistirem no pós-parto, o especialista indicará um tratamento com produtos específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário