segunda-feira, setembro 17, 2012

Diabetes gestacional


A gravidez pode se transformar em motivo de preocupação quando é acompanhada do diabetes. O problema surge quando a futura mamãe apresenta algum tipo de alteração na taxa de glicose do sangue e fica com hiperglicemia.

Segundo o endocrinologista Marcio Mancini, chefe do Grupo de Obesidade do Hospital das Clínicas da USP, é usual as pacientes confundirem o ganho de peso, comum na gestação, com a patologia. “Controlar a alimentação e os quilos a mais é indispensável nesse período. 
A diabetes gestacional pode atingir mulheres de todas as idades e trazer uma série de complicações na hora do parto, inclusive o aborto”, salienta.

Gestantes com essa doença têm maiores chances de adquirir pressão alta, além dos riscos para a saúde do bebê, que pode nascer prematuro e com problemas respiratórios. O médico revela que é necessário realizar o exame de diabetes entre a 24ª e 28ª semana de gestação. Após o parto, os pequenos devem fazer o teste da “ponta do dedo”, para diagnosticar ou não a hipoglicemia.

“Mães com diabetes gestacional correm maior risco de que seus filhos apresentem macrossomia, ou seja, nascerem maiores do que os outros  (com mais de quatro kg) e serem naturalmente pré-dispostos ao diabetes e à obesidade”, explica o especialista.

Os cuidados para prevenção são simples. Segundo Mancini, caso o problema seja constatado rapidamente, o tratamento pode ser feito em uma semana por medidas dietéticas para normalizar a taxa de glicose no sangue. “Se nada surtir efeito, a paciente começa o uso da insulina”, complementa.

O endocrinologista salienta ainda a importância do acompanhamento médico à gestante e o hábito de uma alimentação saudável, como comer, em média, seis vezes por dia em pequenas quantidades, controlar o peso e praticar exercícios físicos regularmente. Consumir bebidas alcoólicas e, sobretudo, fumar cigarros, é estritamente proibido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário