segunda-feira, setembro 17, 2012

Gestantes podem tratar estrias e manchas


A gravidez é momento maravilhoso, mas pode trazer algumas alterações estéticas incômodas. O que poucas mulheres sabem, é que é possível realizar tratamentos estéticos durante a gravidez, pós-parto e no período de amamentação. Com alguns cuidados, além de saudável, a futura mamãe pode ficar linda todo o tempo. Basta ter o consentimento do obstetra e a atenção de checar se é alérgica às substâncias que poderá usar pela primeira vez.


Contra celulites e estrias


Um dos melhores tratamentos para gestantes é a drenagem linfática, massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez. É importante saber que ela sempre deve ser feita por fisioterapeuta. 

O profissional pressiona e desliza a mão por todo o corpo, direciona o excesso de líquido para os gânglios linfáticos, que trabalham para eliminá-lo pela urina. Para não correr riscos, verifique se o profissional ou a clínica estão cadastrados na Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Para a gestante que não gosta de massagem manual, a técnica francesa chamada dermotonia pode ser uma alternativa. É aplicada com aparelho que faz levíssima sucção na pele, com os mesmos efeitos da drenagem. É o único método com aparelho que pode ser usado pela gestante. 

Se essa for a opção, cuidado: não a confunda com a endermologia, procedimento semelhante, mas com sucção bem mais forte, imprópria no período de gravidez por poder causar varizes, já que na gestação, os vasos ficam mais frágeis, devido ao aumento de volume sanguíneo.


 Adeus às manchas


As alterações hormonais na gravidez aumentam as chances de surgirem manchas. Isso acontece, porque as células responsáveis pela pigmentação da pele são mais estimuladas. O ideal é ficar longe do sol e usar filtros solares com fator de proteção 15, no mínimo. Quem trabalha na rua ou se expõe à luz fluorescente deve aumentar proteção para 20. 

Segundo a dermatologista Denise Steiner, cremes com vitamina C não interferem na gravidez e podem ser usados à noite para ajudar a clarear a pele. “Depois do desmame, é possível fazer tratamento com ácido retinóico para melhorar as manchas”, explica a especialista.

Na gravidez e durante a amamentação, o retinóico é proibido, pois pode passar para o leite, causa malformação no feto e pode afetar o desenvolvimento do bebê. Isso também vale para os peelings – descamações feitas com ácidos. “Cheque com seu médico os produtos que usava, pois até alguns vendidos em drogarias podem conter ácidos, alerta Denise. 

Para cuidar de possíveis acnes, a receita é lavar o rosto com sabonete à base de enxofre, fazer limpezas de pele (com cremes sem ácido) e utilizar produtos indicados para peles oleosas, geralmente na forma de gel.

Plásticas e lifting evolvem os mesmos riscos de uma cirurgia e só devem ser feitos após o desmame. O mesmo é aconselhado para produtos que mexem com os músculos. De acordo com a coordenadora do setor de Cosmiatria e Laser da Universidade Federal de São Paulo, Alessandra Haddad de Lima, como ainda não temos conhecimento científico dos efeitos do botox e dos cremes que contêm DMAE (substância que age no tratamento e prevenção de rugas), o melhor é não usá-los até parar de amamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário