segunda-feira, setembro 17, 2012

Inchaços e dores nas pernas são amenizados com meias de compressão

Durante a gestação o corpo da futura mamãe passa por diversas transformações. Os hormônios aumentam para prepará-la para a gravidez e a velocidade da circulação do sangue pelo corpo fica mais rápida. Para acomodar o bebê, o útero cresce e comprime as veias do abdômen e da região pélvica. Dessa forma, a má circulação sanguínea nas pernas ocasiona varizes e desconfortos.

A obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, Luciana Taliberti, informa que, se antes da gestação as varizes já existiam, elas aumentam (volume e quantidade) no período gestacional. Porém, podem surgir em função das alterações provocadas no organismo. 

“Os principais sintomas do surgimento de varizes nos membros inferiores são: sensação de peso e cansaço nas pernas, dor, queimação, cãibra, coceira e formigamento na região. Boa alternativa é o uso da meia elástica”, acrescenta.

De acordo com a gerente de marketing da Kendall, Rosana Lourenço, o uso da meia de compressão graduada melhora a dor, o inchaço e o cansaço nas pernas durante a gestação, além de prevenir problemas futuros. “O uso da meia facilita o retorno do sangue ao coração, pois exerce maior compressão no tornozelo e decresce gradativamente à medida que sobe para a coxa”, explica.

Rosana acrescenta ainda que existe um mito que deve ser deixado de lado: “Se utilizada de maneira correta, não prejudica o bebê. Aliás, melhora a circulação intrauterina”, diz. 

O modo de usar a peça é importante. A gestante não precisa dormir com a meia, pois na posição de repouso (deitada) a circulação do sangue não é prejudicada. “As meias devem ser vestidas pela manhã, até 30 minutos após despertar e retiradas ao final do dia”, aconselha.

Para preservar o produto é necessário seguir as instruções de uso disponíveis na embalagem. “Os problemas circulatórios podem e devem ser prevenidos não somente com o uso da meia de compressão, mas também com dieta saudável e a prática regular de exercícios”, completa a gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário