segunda-feira, setembro 17, 2012

Dicas nutricionais para futuras mamães


Aproveitamos a Semana da Gestante para esclarecer as principais dúvidas das futuras mamães em um bate-papo descontraído com o ginecologista e obstetra, pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de diversos livros sobre gravidez, Dr. José Bento de Souza. Confira:


É necessário que a mulher mude os hábitos alimentares durante a gravidez?

 
 
A partir de uma nutrição adequada é possível garantir gestação tranquila, sem a ocorrência de anemias, hemorragias e diabetes gestacional. Desta forma, é importante que sejam acrescentadas cerca de 300 calorias a sua dieta diária para nutrir o feto em desenvolvimento, preferencialmente distribuídas em cinco refeições (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), preparadas com ingredientes fontes de proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico, preferencialmente com baixo teor de gordura.


Suplementos vitamínicos podem trazer benefícios à saúde da grávida?
 
 
O estado nutricional materno é fator determinante no desenvolvimento do feto, assim como no bem-estar da gestante. Acrescentar a suplementação na dieta passa a ser alternativa eficaz na redução da incidência de má formações neurológicas, cardíacas, faciais, urinárias ou defeitos em membros.


Qual é o peso ideal ao final da gestação?

 
 
Pode variar entre nove e doze quilos a mais, comparado ao peso normal. Esse aumento pode ser de 1,5 a 2 quilos por mês após a 16ª semana.  Sendo assim, é importante que haja restrição no consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário