segunda-feira, setembro 17, 2012

Vômitos constantes podem trazer sérios danos à gestante


Ter enjôo durante a gestação é comum, uma vez que o organismo feminino está em constantes mudanças. Porém, quando os vômitos são constantes, é hora de acionar o alerta, pois pode ser hiperemese gravídica.

A patologia atinge cerca de 0,5% das gestantes e traz desconforto que provoca náuseas quase permanentes e vômitos que se repetem após as refeições.

O médico ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli Borges Filho, informa que alguns casos podem acarretar problemas sérios.  “Se não tratar, pode causar desidratação e desnutrição", informa.

Outro fato alarmante é que a hiperemese gravídica pode prejudicar o bebê, pela carência de nutrientes na futura mamãe. A doença se revela geralmente nos três primeiros meses de gestação, justamente durante o período de formação do feto.

As causas para o surgimento da doença são várias e estão ligadas, principalmente, a fatores emocionais, psicossociais e psicodinâmicos. Como a ansiedade de gerar um bebê perfeito, a necessidade de corresponder à expectativa da família e às alterações de humor sofridas pelas gestantes.

Questões fisiológicas também podem aparecer, como níveis elevados de progesterona, gonadotrofinas, estrógenos, além de baixa no sistema imunológico e relaxamento da musculatura estomacal. "Assim que diagnosticada, a hiperemese gravídica é combatida com medicamentos contra náuseas, uma dieta especial que pode contar com auxílio de suplementos alimentares", reforça o médico.


Como perceber a Hiperemese Gravídica

 
Considera-se hiperemese gravídica (HG) quando as náuseas e vômitos são persistentes, frequentes e às vezes intensos, não cedem facilmente aos tratamentos simples e progridem até causar distúrbios nutricionais e metabólicos como uma perda de peso acima de 4% do peso anterior e desidratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário