segunda-feira, setembro 17, 2012

O que acontece com a libido na gestação


Em entrevista para a Sempre Materna, o ginecologista especialista em reprodução humana, José Bento de Souza, fala sobre sexualidade da gestação. Confira:


A mulher perde a libido na gravidez?
 
 
Tanto o aumento quanto a diminuição da libido podem ocorrer. Com o crescimento na quantidade dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona), a mulher pode ficar mais sensível e ter mais vontade de manter relações com seu parceiro.

No entanto, existe também a possibilidade da queda na libido com a notícia da gestação. Isso acontece por causa da influência hormonal que afeta o lado emocional da grávida. No caso do homem, essa diminuição de libido passa apenas por uma questão psicológica, pois ele começa a ver a parceira com imagem de mãe e se preocupa em machucar o bebê.


A rotina sexual da mulher deve ter alguma alteração?
 
 
Sim. Alguns cuidados especiais deve ser tomados, devido à preocupação da mãe e do pai, sobretudo, no final da gestação. Porém, se houver alguma indicação obstétrica, como suspeita de parto prematuro, placenta baixa (placenta prévia) ou sangramento, é importante que a mulher siga as orientações de seu médico. Além disso, é fundamental que ela converse bastante com seu parceiro para deixá-lo mais tranquilo e ciente do que ela está sentindo.


Deve haver cuidados especiais na hora do sexo?

 
 
Nos primeiros meses não há necessidade de mudanças nas relações sexuais, mas é importante que o casal se sinta confortável em manter a mesma intimidade e praticar as posições que desejam. Após o sexto mês é comum que haja alguns cuidados a mais. Neste caso, as posições mais indicadas acabam sendo quando a mulher fica de lado ou por cima. Se houver algum incômodo ou dor, é importante que a gestante comunique o parceiro e o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário