segunda-feira, setembro 17, 2012

Exercícios na Gravidez exigem cuidados especiais


Antigamente, a gestação era tratada quase como doença, pois acreditava-se que a futura mamãe devia permanecer em constante repouso. Hoje esse conceito foi desmistificado e já se sabe que, com orientação médica, a mulher pode continuar seu ritmo de vida e fazer exercícios que contribuem com a qualidade de vida.

A prática de atividades diminui a dor lombar, auxilia no controle do peso, previne e ajuda a administrar diabetes e hipertensão e aumenta a auto-estima. Estudos ainda mostram que a saúde cardiovascular do bebê também é beneficiada. O ideal é que a mulher se exercite pelo menos três vezes por semana em intensidade leve a moderada durante 30 a 60 minutos.

Apesar de tantos pontos positivos, pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), indica que 65% das mulheres no período de gestação não praticam exercícios pelo tempo mínimo recomendado.

Para quem deseja entrar na academia, a personal gestante e diretora do programa de exercícios “Mais Vida”, Gizele Monteiro, explica que antes de tudo, é preciso procurar um profissional que entenda de prescrições específicas para grávidas. “O especialista deve fazer as adaptações corretas ao longo dos trimestres”, comenta.

As atividades devem ser feitas moderadamente. Intensidades e volumes elevados podem comprometer o aporte sanguíneo que o bebê recebe e diminuir alimento e oxigenação. Segundo Gizele, é preciso ficar alerta a qualquer mal-estar materno, pois isso pode significar que alguma coisa está demais.


Cuidados
 
 
Antes de começar o exercício, é preciso nutrir-se e hidratar-se, além de estar em ambiente com temperatura adequada. “Se a mulher sempre foi sedentária, não adianta achar que ao ficar grávida precisa virar esportista. Comece com atividades leves e nem pense em corrida”, recomenda Gizele. Para fortalecer o assoalho pélvico e minimizar as dores, existem diversos exercícios. Os mais procurados são a hidroginástica e o pilares. “Mas existem muitos outros tipos direcionados para esse fim”, diz.


Dinheiro x Disposição
 
 
Se o desejo de praticar exercícios em academia é impedido pela falta de dinheiro, busque alternativas com seu médico. A caminhada é boa opção. Considerada segura, ela ajuda a controlar ganho de peso, glicemia e pressão arterial. Exercícios de alongamento também podem ser inseridos, principalmente para as pernas e costas.


Falta de tempo x Disposição

 
Já é possível encontrar especialistas com atendimento especial para gestantes que vivem na correria e não conseguem frequentar academia: o Personal Delivery. Nele, uma equipe especializada vai à sua casa e elabora programa personalizado com dicas sobre controle fisiológico, postura correta para cada exercício e acompanhamento constante das dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário