segunda-feira, setembro 17, 2012

Queda capilar atinge mulheres no pós-parto


Estima-se que, após o parto, aproximadamente 85% das mulheres sofrem com queda capilar. Apesar do número elevado, não há motivos para pânico. Isso é normal.

Ao longo da gestação o nível de hormônios no organismo aumenta e os fios capilares ganham “efeito protetor” natural que evita a queda e transmite a sensação de cabelos fortes e viçosos. Porém, cerca de três meses após o parto, todos os fios que não caíram durante os nove meses, começam a cair.

Segundo a dermatologista especialista em cirurgia capilar, Leila Bloch, embora desconfortável, esse quadro é comum. Em mulheres que não apresentam nenhum problema anterior ou genético de queda e calvície, o processo termina em até seis meses. 
 
“Se a situação não normalizar naturalmente, é indicado procurar um dermatologista para realizar exames e investigar as possíveis, como deficiência de vitaminas, ferro e proteínas”, diz.
 
Entretanto, em mulheres com tendência a desenvolver calvície, os fios caem mais e chegam a diminuir o volume dos cabelos. “Nestes casos, o especialista deve ser procurado o quanto antes”, alerta Leila.


Tratamento indicados

 
Após o parto, a mamãe pode usar loções com princípios ativos que controlam a oleosidade e funcionam como antiqueda. O uso de shampoos específicos, desde que prescritos pelo dermatologista, auxiliam a recuperação da saúde capilar.

Nos diagnósticos de falta de vitamina, é indicada a reposição. Já para as mulheres com tendência à calvície, o uso de medicamentos que evitam o afinamento dos cabelos, chamados antiandrógenos, pode ser iniciado após a amamentação.

Leila lembra que, para as mulheres que nunca apresentaram problemas de queda capilar, é possível normalizar a vida dos fios em até sete meses após o parto. Nos tratamentos para combater a calvície, o processo é mais lento e pode durar um período maior. É importante ressaltar que o acompanhamento médico é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário